segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

A Dieta Cetogênica


Apenas uma introdução pra quem esta buscando sobre este tipo de dieta, se tiver interesse eu sugiro que leia o livro!


http://rapidshare.com/files/169138974/Dan_Duchaine_-_Body_Opus.rar.html

Estou seguindo ela e gostando bastante, logo posto meu relato.

--
As dietas cetogênicas tiveram sua origem com o médico americano Dr.Atkins,na sua famosa "Dieta do Dr.Atkins Scardale", onde ele preconiza uma dieta com alto teor de carboidrato de nível zero.Levando o corpo a um estado de cetose,(estado em que o corpo não tendo mais carboidratos para a produção de energia começa a queimar as gorduras e cetonas), estes são compostos resultados da quebra de triglicérides para a produção de energia,só que eles também podem ser usados para produção de energia durante estas fases de dietas de zero carboidratos.
Alguns autores da área de nutrição para atletas fizeram certas modificações nesta primeira dieta para adaptar ao culturismo para se conseguir um nível maior de volume muscular ao mesmo tempo em que se busca a maior definição possível.

Cada autor colocou ou apelidou sua dieta de maneira diferente, o doutor Mauro di Pasquali reescreveu o assunto dando o nome de "Dieta Anabólica" e o outro autor e o guru dos esteróides americano Dan Duchaine em seu livro "Body Opus",basicamente as dietas são iguais em termos de quantidades,porcentagens do número de macronutrientes; gorduras, proteínas e carboidratos.

Mas diferem ao aspecto das gorduras onde o doutor Di Pasquali não restringe as gorduras saturadas enquanto que Dan Duchaine prefere as gorduras dietéticas ou EFA'S, que abordamos a Muscle Inform, edição 17. Mas no geral as duas visam buscar o mesmo resultado. Agora vamos explanar como é feita esta dieta de uma maneira mais prática e suas vantagens.

A dieta comumente usada por todos de alto carboidrato, pode não ser a ideal, embora alguns esportes necessitem de um desempenho de longa duração, este não é culturismo.O exercício é a parte catabólica mais potente e também o maior agente anabólico conhecido,mas não o único. Maximizando os outros fatores você pode atingir sua meta mais rapidamente. Dieta hoje, sem dúvida é um dos pontos onde se tem muito debate. A popular dieta de alto carboidrato,média proteína e baixa em gorduras continuam sendo a mais popular, esta dieta tem várias vantagens como fácil de se iniciar, fácil de se entender e relativamente barata, a desvantagens principal é que pode não ser a melhor dieta do culturismo.

Já as dietas de alto teor de gorduras possuem como vantagens conseguir criar um ambiente bioquímico mais propício ao crescimento e ao aumento da definição muscular por não promover altas descargas de insulina no sangue.Na dieta cetogênica você entra por um caminho onde seu corpo começa a queimar ácidos graxos livres e sua gordura subcutânea para a produção de energia.Quando você possui carboidrato presentes o seu corpo queima glicose para essa produção.

Quando se come carboidrato é segregada insulina pelo pâncreas para se poder armazenar o restante de glicose que não puder ser usada como energia nos depósitos musculares e hepáticos, só que se estes depósitos já estiverem cheios, o excesso é sempre transformado em triglicédides e armazenado como gordura corporal.Isto se dá devido ao aumento da liberação de enzimas lipogênicas (produtoras de gorduras) enquanto se diminuem as enzimas lipolíticas (destruidoras de gorduras).Já com a dieta cetogênica ocorre o oposto. Depois de esvaziados os seus depósitos de glicogênio seu corpo passará forçosamente a utilizar gordura corporal como combustível. Na dieta de alto carboidrato, também, é um pouco complicado comer grandes quantidades de proteínas, já na cetogênica isto não é um problema, pois há um consumo grande de carnes vermelhas que é rica em proteína.

Culturistas de nível avançado que fazem a dieta de alto carboidrato, geralmente, aumentam 2,5 kg de massa a cada cinco anos, já com a dieta cetogênica que cria um ambiente de restrição de gordura corporal e é estimuladora dos hormônios anabólicos corporais, que são fundamentais para o crescimento de massa magra, chega a ganhar esta média por ano.

"Culturistas de nível avançado que fazem a dieta de alto carboidrato geralmente aumentam 2,5 kg de massa a cada cinco anos".


A grande desvantagens da dieta cetogênica á que ela é mais cara que a tradicional por ter um consumo de carne e derivados lácteos mais altos.Isto para culturistas com o orçamento apertado pode ser um fator limitante.
Esta dieta pode causar nos primeiros dias certa ansiedade no seu corpo por não estar acostumado a ser privado de carboidratos.Durante os três primeiros dias seu cérebro lança pedidos de açúcar que chegam a causar certo desconforto e para os que não possuem uma certa força de vontade para passar por esta fase é melhor nem tentar, mas aqueles que buscam um maior aumento de músculos e menor gordura corporal poderá ter resultados gratificantes.

A dieta consiste em cerca de 33% das calorias de proteínas, 66% de gordura e apenas 1% de carboidratos durante os dias da semana (segunda a sexta-feira) e de 19% de proteína 20% de gordura e 61% de carboidratos durante os sábados e domingos que é a fase de carregamento de carboidrato.Como foi descrita, a dieta consiste em duas fases distintas: uma onde se leva o corpo ao esgotamento de suas reservas de carboidratos e outra onde se promove a super compensação.

A dieta inicial é mais radical onde se busca o mínimo de carboidrato possível para se ensinar o corpo a trabalhar melhor e mais rapidamente neste novo tipo de nutrição. Ao longo do tempo e de acordo com seus objetivos pode-se ir aumentando a dose de carboidrato até um máximo de 30g diárias durante a 1º fase, foi verificado que com esse mínimo de carboidrato têm-se uma melhor queima das gorduras corporais.Já o número total de calorias pode se seguir o mesmo que as demais em torno de 3000 kcal para o aumento de massa (off season) e em torno de 1500 a 1800 kcal para a fase de definição (pré-contest).


"Esta dieta pode causar nos primeiros dias certa ansiedade no seu corpo por não estar acostumado a ser privado de carboidratos".

Vamos a uma breve descrição das comidas que podem ser usadas em cada uma das fases:

Fase um:
Carnes de todos os tipos, ovos, queijos e folhas em geral, isto é permitido visto que cerca de 100g de folhas como alface e couve possuem apenas um ou dois gramas de carboidratos.
Bebidas podem ser tomadas como café, chás e refrigerantes desde que sejam dietéticas, ou seja, sem açúcar, adoçados como adoçantes artificiais.

Fase dois:
Além de todas as anteriores deve-se somente adicionar os alimentos ricos em carboidratos como macarrão, feijão legumes em geral de preferência aos carboidratos de baixo valor glicêmico.
Nesta dieta as gorduras saturadas fazem parte do cardápio e é do conhecimento de todos que essas gorduras tendem a aumentar o colesterol total, principalmente o LDL (ruim) e baixar os níveis de HDL (bom). Segundo o Dr. Di Pasquali, autor da dieta anabólica, isto não chega a ser um problema para os musculares por causa da intensidade do treinamento, e por causa da não presença de carbos fazendo com que o corpo utilize as gorduras como fonte primária de energia, você pode também monitorar durante as primeiras semanas através de exame de sangue como anda seu colesterol, que provavelmente não terá alterações significativas.
Para aqueles mais precavidos pode se utilizar as boas gorduras EFA'S como óleo de canola, Ômega 3 e Ômega 6, azeite, etc.


************************************************** **

Agora o truque é no sabado e domingo COMER APENAS PROTEINAS E CARBOIDRATOS....

Mas dessa vez não manere nos alimentos...coma umas 3000kcal de proteinas e carboidratos no sabado e domingo.....ai depois, na seg a sex vc volta a dieta cetogênica, isso faz com q vc não perca massa e mantenha muita energia....

Agora tenta fazer musculação apenas de sabado, segunda e terça.... quart, quint, sex vc faz aerobico....pq suas reservas de glicogênio estarão baixa D+ para fazer exercicios com pesos...